Significado da Expressão
“Reino de Deus”
“Reino de Deus”
Os estudiosos não manifestam
uniformidade de opinião quanto ao significado básico da palavra basileia (malkút, no
hebraico). Muitos defendem a opinião de que basileia seja o “eschaton” - a
ordem escato lógica final.
25
Se essa opinião for aceita como ponto
de partida, torna-se difícil entender de que modo
oeschaton pode ser tanto futuro quanto presente; neste caso, deve
ser exclusivamente futuro.
Entretanto, a palavra hebraica implica
uma dinâmica abstrata ou a idéia de reino, domínio, ou governo. “Falarão da
glória do teu reino, e relatarão o teu poder... O teu reino é um reino eterno;
o teu domínio estende-se todas as gerações” (Sl. 145:11, 13). “O SENHOR tem
estabelecido o seu trono nos céus, e o seu reino domina sobre tudo” (SI.
103:19).
26 No
judaísmo recente, o Reino de Deus significa o domínio ou a soberania de Deus.
27
Este é também o melhor ponto de partida para compreender-se os Evangelhos.
Por várias vezes a RC traduz basileia
por “reino”, a NVI traduz por “ser coroado rei” ou “reino”. (Lc.19:12; 23:42;
Jo.18:36; Ap.17:12). O significado de “reino” ou “governo” é óbvio em outras
passagens.
28
A vinda do Reino pela qual oramos no Pai Nosso significa que a vontade de Deus
seja feita na terra, isto é, que o seu domínio seja plenamente realizado (Mt.
6: 10). O “reino” que Jesus designou para seus discípulos (Lc.22:29) é um
governo rea1.
29 Esse fato é importante para a interpretação
da mensagem de Jesus, pois um dos maiores problemas defrontados é como o Reino
de Deus pode ser simultaneamente futuro e presente. Se o Reino é basicamente o
eschaton - a era escatológica de salvação - é difícil compreender como esse
estado futuro pode ser também presente. Entretanto temos observado que tanto
no Antigo Testamento como no judaísmo rabínico, o Reino de Deus -
seu domínio - pode ter mais de um significado.
25. Veja W. G. Kümmel, Promise and Fulfilment (1957).
26. Veja G. E. Ladd, Jesus and the Kingdom (1964), 43 e ss.
27. Veja G. Dalman, The Words of Jesus, 91-101; G.F. Moore, Judaism (1927), 2:371-76.
28. Veja G. E. Ladd, Jesus and the Kingdom, 130. Veja também "The Kingdom of God - Reign or Realm?" JBL 31 (1962), 230-38.
29. BAGD, 134.
FONTE: Teologia do Novo Testamento - Ladd, George Eldon.
Meaning
of Expression
"God's
kingdom"
Scholars do
not manifest uniformity of opinion as to the basic meaning of the word basel
(malkut, in Hebrew). Many advocate the view that basel is the
"eschaton" - the end escato logical order.
25 If this
view is accepted as a starting point, it becomes difficult to understand that
oeschaton mode can be both future and present; this case should be exclusively
future.
However, the
Hebrew word implies an abstract dynamic or the reigning idea, domain, or
government. "They shall speak of the glory of thy kingdom, and report your
power ... Thy kingdom is an everlasting kingdom; your dominion extends to all
generations "(Psalm 145:. 11, 13). "The Lord hath prepared his throne
in heaven, and his kingdom rules over all" (Ps. 103: 19).
26 In the
recent Judaism, God's Kingdom means the domain or the sovereignty of God.
27 This is
also the best starting point to understand the Gospels.
Several times
the RC translates basel by "kingdom", the NIV translates as
"crowned king" or "kingdom". (Lc.19: 12; 23:42; Jo.18: 36;
Ap.17: 12). The meaning of "kingdom" or "government" is
obvious elsewhere.28 The coming of the Kingdom for which we pray in the Our
Father means that God's will be done on earth, that is, that your domain is
fully realized (Matt 6: 10). The "kingdom" that Jesus appointed to
his disciples (Lc.22: 29) is a government rea1.
29 This is
important for the interpretation of Jesus' message, as one of the biggest
problems faced is how the Kingdom of God can be both future and present. If the
Kingdom is basically the eschaton - the era of eschatological salvation - it is
difficult to understand how this future state may also be present. However we
have found that both the Old Testament and the rabbinic Judaism, the Kingdom of
God - your domain - may have more than one meaning.
God is
already the King, but He also needs to become king. This is the key to the
solution of this issue in the Gospels.
_____________GRADES
25. See WG
Kümmel, Promise and Fulfilment (1957).
26. See GE
Ladd, Jesus and the Kingdom (1964), 43 ff.
27. See G.
Dalman, The Words of Jesus, 91-101; G. F. Moore, Judaism (1927) 2: 371-76.
28. See GE
Ladd, Jesus and the Kingdom, 130. See also "The Kingdom of God - Reign or
Realm" JBL 31 (1962), 230-38.
29. BAGD, 134.
SOURCE: New
Testament Theology - Ladd, George Eldon.
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