sexta-feira, 11 de setembro de 2015

SIGNIFICADO DA EXPRESSÃO "REINO DE DEUS”/MEANING OF ESPRESSION "GOD'S KINGDOM"

Significado da Expressão 
“Reino de Deus”
  
Os estudiosos não manifestam uniformidade de opinião quanto ao significado básico da palavra basileia (malkút, no hebraico). Muitos defendem a opinião de que basileia seja o “eschaton” - a ordem escato lógica final.

25 Se essa opinião for aceita como ponto de partida, torna-se difícil entender de que modo oeschaton pode ser tanto futuro quanto presente; neste caso, deve ser exclusivamente futuro.

Entretanto, a palavra hebraica implica uma dinâmica abstrata ou a idéia de reino, domínio, ou governo. “Falarão da glória do teu reino, e relatarão o teu poder... O teu reino é um reino eterno; o teu domínio estende-se todas as gerações” (Sl. 145:11, 13). “O SENHOR tem estabelecido o seu trono nos céus, e o seu reino domina sobre tudo” (SI. 103:19).

26 No judaísmo recente, o Reino de Deus significa o domínio ou a soberania de Deus.

27 Este é também o melhor ponto de partida para compreender-se os Evangelhos.

Por várias vezes a RC traduz basileia por “reino”, a NVI traduz por “ser coroado rei” ou “reino”. (Lc.19:12; 23:42; Jo.18:36; Ap.17:12). O significado de “reino” ou “governo” é óbvio em outras passagens.

28 A vinda do Reino pela qual oramos no Pai Nosso significa que a vontade de Deus seja feita na terra, isto é, que o seu domínio seja plenamente realizado (Mt. 6: 10). O “reino” que Jesus designou para seus discípulos (Lc.22:29) é um governo rea1.

29  Esse fato é importante para a interpretação da mensagem de Jesus, pois um dos maiores problemas defrontados é como o Reino de Deus pode ser simultaneamente futuro e presente. Se o Reino é basicamente o eschaton - a era escatológica de salvação - é difícil compreender como esse estado futuro pode ser também presente. Entretanto temos observado que tanto no Antigo Testamento como no judaísmo rabínico, o Reino de Deus - seu domínio - pode ter mais de um significado. 

Deus já é o Rei, mas Ele também precisa tornar-se Rei. Esta é a chave para a solução desta questão nos Evangelhos.

_____________NOTAS

25. Veja W. G. Kümmel, Promise and Fulfilment (1957).
26. Veja G. E. Ladd, Jesus and the Kingdom (1964), 43 e ss.
27. Veja G. Dalman, The Words of Jesus, 91-101; G.F. Moore, Judaism (1927), 2:371-76.
28. Veja G. E. Ladd, Jesus and the Kingdom, 130. Veja também "The Kingdom of God - Reign or Realm?" 
JBL 31 (1962), 230-38.
29. BAGD, 134.


FONTE: Teologia do Novo Testamento - Ladd, George Eldon.

         Meaning of Expression
"God's kingdom"
Scholars do not manifest uniformity of opinion as to the basic meaning of the word basel (malkut, in Hebrew). Many advocate the view that basel is the "eschaton" - the end escato logical order.
25 If this view is accepted as a starting point, it becomes difficult to understand that oeschaton mode can be both future and present; this case should be exclusively future.
However, the Hebrew word implies an abstract dynamic or the reigning idea, domain, or government. "They shall speak of the glory of thy kingdom, and report your power ... Thy kingdom is an everlasting kingdom; your dominion extends to all generations "(Psalm 145:. 11, 13). "The Lord hath prepared his throne in heaven, and his kingdom rules over all" (Ps. 103: 19).
26 In the recent Judaism, God's Kingdom means the domain or the sovereignty of God.
27 This is also the best starting point to understand the Gospels.
Several times the RC translates basel by "kingdom", the NIV translates as "crowned king" or "kingdom". (Lc.19: 12; 23:42; Jo.18: 36; Ap.17: 12). The meaning of "kingdom" or "government" is obvious elsewhere.28 The coming of the Kingdom for which we pray in the Our Father means that God's will be done on earth, that is, that your domain is fully realized (Matt 6: 10). The "kingdom" that Jesus appointed to his disciples (Lc.22: 29) is a government rea1.
29 This is important for the interpretation of Jesus' message, as one of the biggest problems faced is how the Kingdom of God can be both future and present. If the Kingdom is basically the eschaton - the era of eschatological salvation - it is difficult to understand how this future state may also be present. However we have found that both the Old Testament and the rabbinic Judaism, the Kingdom of God - your domain - may have more than one meaning.
God is already the King, but He also needs to become king. This is the key to the solution of this issue in the Gospels.
_____________GRADES
25. See WG Kümmel, Promise and Fulfilment (1957).
26. See GE Ladd, Jesus and the Kingdom (1964), 43 ff.
27. See G. Dalman, The Words of Jesus, 91-101; G. F. Moore, Judaism (1927) 2: 371-76.
28. See GE Ladd, Jesus and the Kingdom, 130. See also "The Kingdom of God - Reign or Realm" JBL 31 (1962), 230-38.
29. BAGD, 134.


SOURCE: New Testament Theology - Ladd, George Eldon.


       

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